quarta-feira, 5 de junho de 2013

Quibe - aprendi a fazer e principalmente a comer comida árabe ainda na minha infância Tive o privilégio de ter nascido e ser criado junto de uma família de origem árabe. São os Dauannys. Aprendi muito com eles, principalmente, a ver a vida pelo lado bom com alegria e otimismo. E a partir de hoje estarei postando algumas das delícias que aprendi com estas pessoas maravilhosas . O bom quibe deve ser feito com carne de primeira, limpíssima, com muita cebola no recheio e nenhuma na massa, pois, o quibe fica quebradiço onde tiver pedaços de cebola. Vamos lá:

Quibe


Ingredientes: 

Massa:


- 01 pacote de meio quilo de trigo; é importante que ele seja bem fininho e de cor dourada, caso contrário não terá uma boa liga, ficando difícil de modelar;
- 200 g de  carne de boi moída, patinho que tem menos fibras e é mais suculento;
- 02 dentes de alho socados;
- 01 pitada de pimenta síria; se for comprada pronta adicione uma pitada de pimenta do reino moída na hora. Agora, poderá ser feita a pimenta síria misturando em partes iguais pimenta do reino e pimenta da jamaica, neste caso apenas uma pitada basta;
- 01 tabletinho de caldo de carne, é bom para realçar o sabor.
- 01 maço de hortelã fresco; 
- sal a gosto.

Recheio: 


- 300 g de carne moída, patinho;
- 01 cebola grande cortada a bru noise
- 01 pitada de pimenta síria;
- Caldo de 01 limão;
- 02 dentes de alho socados;
- sal a gosto.

Modo de fazer:

Recheio:


Refogue a carne até que seque todo líquido, coloque o alho e deixe refogar um pouco mais, acrescente os demais ingredientes. Não deixe a cebola murchar muito, é bom que ela fique crocante.  

Massa:


Deixe o trigo de molho por pelo menos 02 horas, em seguida escorra e esprema para que saia toda a água. Misture todos os outros ingredientes, prove o sal e moa em disco fino ou passe no processador, misture suavemente esta massa. (se sovar os quibes ficarão com uma capa dura)
Modele os quibes pegando pequenas porções desta massa. Faça uma bolinha e com o dedo abra uma covinha o mais fina possível, cuidando para que não arrebente.
 Recheie e modele entre as duas mãos. Uma boa dica para não ficar grudando na mão, é ir molhando a mão com um pouco d'água cada vez que for modelar um quibe. 
Frite em óleo bem quente escorra em papel absorvente e sirva com pedaços de limão e uma boa pimenta feita de pasta de gergelim.



terça-feira, 4 de junho de 2013

Empadas de frango com azeitonas

Ingredientes:

Massa:


- 500 g de margarina com mais de 70% de lipídios 

- 200 g de manteiga;
- 02  ovos;
- 1/4  xícara de leite;
- 01   colher de sopa de açucar;
- 01   colher de sopa rasa de sal.


Recheio:


- 02 peitos de frango com osso, cozidos e desfiados. 

- 01 cebola grande;
- 04 dentes de alho socados;
- 01 colher de chá de coloral;
- 02 colheres de sopa de farinha de trigo;
- pimenta malagueta, azeitonas verdes e sal a gosto.


Modo de fazer:



Massa:


Junte a farinha e o sal, em seguida adicione a margarina e a manteiga, de preferência geladas e picadas com a faca. Misture com as pontas dos dedos, sem amassar, até que vire uma farofa, adicione os ovos batidos ligeiramente, em seguida o leite. A massa deve ficar boa de manusear, sem ficar muito quebradiça e nem muito pegajosa. 



Recheio:


Refogue o alho em seguida a cebola e o coloral, junte o frango já desfiado, deixe que agarre um pouco no fundo para realçar o sabor,  adicione o líquido do cozimento do frango deixe levantar fervura, coloque o sal a azeitona e a pimenta neste momento, engrosse com a farinha de trigo derramando em forma de chuva até dar o ponto ideal, nem muito líquida nem muito dura.




Montagem: 


Pegue pequenas porções de massa coloque-as entre dois plásticos e com o auxílio de um rolo  abra a massa com dois milímetros de espessura e coloque dentro das forminhas e com os polegares vá ajeitando a massa dentro da forminha deixando uma beradinha para colar a tampa. Depois coloque o recheio até quase no limite da forminha. Abra outro pedaço de massa e forre as forminhas, uma a uma apertando as beiradas com os dedos para que corte as duas massas. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos. 



Dicas:

- é muito importante que a margarina seja com mais de 70% de lípidios;
- não coloque muita água para cozinhar o frango, pois quanto mais água tiver mais sabor se perde. Tente colocar uma quantidade que seja o suficiente para o cozimento;
- vá dosando o leite na hora de colocar na massa. Quanto mais leite, menos podre ficará a massa. Se você quiser uma massa menos podre diminua a quantidade de margarina e acrescente mais leite e vice versa. 
- Não cozinhe o frango na pressão, pois mesmo cozinhando por pouco tempo ele fica com uma consistência muito mole. Cozinhe em panela de fundo grosso e vá controlando o cozimento, pois uma consistência mais firme deixará o frango mais inteiro na hora de colocar nas empadas e eu acho mais interessante assim do que ele ficar desmanchando.

Obs.: receita própria

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Biscoitinhos de polvilho doce

Ingredientes:


- 01 Kg de polvilho doce;
- 400 g de queijo minas meia cura ralado;
- 400 g de manteiga;
- 04 ovos;
- leite até dar ponto (aprox. 1/2 xícara);
- sal a gosto.

Modo de fazer:


Misture o polvilho com o sal e a manteiga, delicadamente, com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Acrescente os ovos e misture delicadamente até incorporar totalmente,  acrescente o queijo e em seguida o leite, até dar ponto. A massa fica com uma textura lisa bem agradável de manusear. Mas, atenção,  quando for modelar os biscoitinhos eles se quebrarão  se a massa ficar muito   seca e, se ficar muito  molhada, a massa irá agarrar na mão, impossibilitando o manuseio. Os biscoitinhos devem ficar com no máximo 2 cm de diâmetro. Modele os biscoitinhos e vá colocando um a um no tabuleiro, pode colocar um coladinho no outro,  pois, a massa não cresce. Leve ao forno pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos. Os biscoitinhos não devem ficar dourados. Eles ficam clarinhos e crocantes. Se ficarem dourados ficarão duro e com gosto de queimado, por isso, quando começarem a ficar firmes é bom ir experimentando, para ver se já estão no ponto, porém sem ficar dourados.
 Boa sorte, tomara que dê certo!